Resenha – De amor e de sombra, por Isabel Allende
Isabel Allende é uma das autoras contemporâneas mais comentadas no meio literário. No mês de fevereiro o Pacote de Textos selecionou uma das suas obras para ser enviada aos seus leitores: “De amor e de sombra”, romance que sucedeu “A casa dos espíritos”, uma de suas obras mais renomadas.
O livro intercala a história de diversas famílias, que aos poucos vão mostrando sua importância na trama. Se destaca a jovem jornalista Irene, protagonista do enredo, e Francisco, que por consequências do destino inicia um trabalho de fotografia ao lado de Irene. Tudo começa a confluir quando Evangelina Ranquileo, uma garota de 15 anos que vive em um pequeno vilarejo, começa a apresentar comportamentos estranhos: ataques, que acontecem diariamente ao meio dia. O aspecto milagroso que seus ataques adquirem chama a atenção de Irene para o caso, e logo ela se aproxima da família Ranquileo para investigar os fatos.
A personalidade de Irene é encantadora, com seu caráter aventureiro e sagaz, e Francisco logo começa a se atrair pela moça. Porém, Irene é prometida desde a infância a Gustavo Morante, o que complica um pouco este romance iminente.
Um aspecto proeminente no livro é o seu contexto, que envolve a ditadura do Chile e provavelmente foi baseado nas próprias vivências da autora, que escreveu a obra durante a ditadura de Pinochet. Considerando este contexto é de se esperar que a obra apresente temas fortes e sensíveis, o que é feito pela autora com maestria.
Apesar de ser um livro curto, em suas poucas páginas Allende conseguiu representar os seus personagens com a profundidade necessária, trazendo um ótimo desenvolvimento de enredo. A sua escrita é sedutora e de um magnetismo que nos faz não querer largar o livro antes de chegar ao fim. Vale super a pena investir na leitura!
Resenha por Malu Silva, do blog Janela Literária
Comentários