Resenha – Tudo pode ser roubado

Olá pessoal, aqui é a Malu do blog Janela Literária! Sou uma recifense apaixonada por livros e estou aqui a convite do Pacote de Textos para resenhar alguns dos títulos já enviados pelo clube. Escolhi uma obra incrível para estrear este espaço aqui, escrita por uma autora brasileira e enviada pelo Pacote em setembro de 2019. 

TUDO PODE SER ROUBADO, POR GIOVANA MADALOSSO

Nesta trama escrita em primeira pessoa acompanhamos uma garçonete de um restaurante em São Paulo, que apesar de parecer não ter nada de especial leva uma vida repleta de adrenalina. Ela, que não chega a receber um nome dentro do livro, seduz os seus clientes para roubar os seus pertences mais valiosos. 

Essa sua rotina muda quando a personagem recebe uma proposta vinda de Biel, um cara um tanto peculiar e desconhecido para ela, que lhe oferece 50 mil reais para que ela efetue o roubo de uma cópia rara de O Guarani para um de seus contatos. O livro pertence a um professor de literatura de quem a ladra precisará se aproximar para alcançar sua meta.

O professor Cícero dá aulas em uma faculdade particular, mas questiona bastante as problemáticas do sistema de ensino brasileiro. Para se aproximar dele, a ladra investe em um grande plano de sedução que exige o seu envolvimento total com a realidade de Cícero. 

A narrativa envolve a relação da protagonista com diversos personagens repletos de particularidades interessantes, além do próprio Cícero. Destacam-se o Biel, que se torna um parceiro primordial no plano deste grande roubo, e também Tiana, mulher trans dona de um brechó e que é um importante contato para as vendas dos itens roubados. 

Em poucas páginas este romance consegue trazer uma trama intrigante com diversas discussões pertinentes, como consumo de drogas, sexualidade e a efemeridade da vida. A escrita da autora é fluída e traz diálogos instigantes, o que nos permite uma imersão completa no enredo. Vale ainda comentar a edição da Editora Todavia, que trouxe um trabalho gráfico excelente! Dá prazer de ter na estante.

2 Resultados

  1. Michele Melo disse:

    Achei esse livro incrível. Envolvente. Você fica surpreso com o fim

  2. Ruan disse:

    Fiquei ansioso para ler esse livro!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *